Canoinhas recebe exposição fotográfica sobre a Guerra do Contestado.
Pouco mais de 100 anos depois do acordo de limites que colocou fim à Guerra do Contestado, Canoinhas recebe a exposição fotográfica de Claro Gustavo Jansson. Aproximadamente 150 fotos estão expostas na Biblioteca do campus de Marcílio Dias da Universidade do Contestado. A mostra é resultado do trabalho de pesquisa da historiadora Rosa Maria Tesser sobre a vida do imigrante sueco radicado no Brasil que retratou episódios marcantes da história do País, com destaque para a Guerra do Contestado, conflito ocorrido entre os anos de 1912 e 1916.
As fotos foram selecionadas a partir de um acervo de 2,5 mil imagens cedidas pela filha do fotógrafo, Doroty Jansson, com exclusividade, à pesquisadora. De acordo com a historiadora, Jansson foi contratado para fotografar a rotina da empresa norte-americana Lumber, instalada em Três Barras. Uma das fotografias mais famosas de Jansson, segundo Rosa, é a do Coronel Gualberto de Sá Filho, junto com a força pública do Paraná, rumo aos campos de Irani, onde morreria em combate. Foi a última foto do coronel vivo.
Esta é a primeira cidade da região a receber a exposição que pode ser visitada pela manhã, tarde e noite. A entrada é gratuita.
A exposição, que fica no município por 20 dias, é uma iniciativa da Prefeitura de Canoinhas, por meio da Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer, em parceria com a Universidade do Contestado e a Secretaria Municipal de Educação.
Exposição fotográfica “Claro Gustavo Jansson: o fotógrafo do Contestado” Biblioteca da UnC – campus Marcílio Dias |
Membros da Academia de Letras de Canoinhas Dra Adair Dittrich e Rosane Godoi e acadêmicos do curso de Veterinária. |
Escritora e médica Adair e Luci Sarda funcionária da UnC. |
Rosane, Fátima Santos autora deste blog e Adair. Foto Luci Sarda. |
Fátima Santos e Luis Carlos Martins, Gestor Cultural da Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer. Foto Leonardo De Estauski Tanaka. |
Biblioteca da UnC, Marcílio Dias. |
Leiam sobre os Guerra do Contestado 100 anos depois acessando:
https://medium.com/@cnonline/100-anos-do-fim-da-guerra-do-contestado-a3e55f49d981#.agtlx9mml
Nenhum comentário:
Postar um comentário