Povoado mais antigo de Canoinhas, foi colonizado por alemães. Nele ainda nota-se a presença de arquitetura em madeira e no estilo enxaimel. Era conhecido como a Capital da Manteiga, em função da produção de manteiga e derivados do leite por vários proprietários que possuiam rebanhos bovinos da raça holandesa.
Na tarde desta quarta-feira, 28, realizou-se no CEI Mário Edson de Aguiar um encontro objetivando o resgate da história do CEI além de conhecermos mais sobre a vida do patrono Mário Edson, tendo em vista que no dia 03 de maio o mesmo estaria de aniversário. Para celebrar essa data e com o intuito de homenageá-lo, foram convidados o Dr Antonio Mauro de Aguiar, irmão do Mário Edson e o senhor João Maria da Silva, que dedicou seu tempo para tornar realidade esse CEI na comunidade do distrito de Marcilio Dias.
O centro de Educação Mário Edson de Aguiar, tem por objetivo conscientizar e esclarecer aos pais a importância e a necessidade de uma boa educação, tanto na escola como em casa, de onde trazem seus valores éticos e morais.
Além do trabalho pedagógico está em desenvolvimento o projeto "Horta Comunitária" envolvendo as famílias.
Atualmente, estão matriculadas 78 crianças que estão alocadas em turmas que vão desde o Berçário até o Pré-escolar.
Esse educandário é de extrema importância para a comunidade, pois dedica-se à formação do cidadão de forma integral, dando-lhes, não somente conhecimento, mas base para toda a vida.
Diretora Leidiane Priscila Matos, Dr Aguiar, Marilu Aguiar, Cintia
Aguiar e o Sr João Maria da Silva que foi um dos responsáveis pela
construção do CEI na nossa comunidade.
Dr Aguiar recebendo cartão de agradecimento do aluno
Pedro Durski.
Sr João Maria recebendo cartão de agradecimento da aluna
Heloise Martins.
Convidados e alunos juntos com a professora Veridiana Terezinha
Schiessel da Silveira.
Dr Aguiar, Marilu Aguiar, Regina Aguiar mãe do Mário Edson e Cintia Aguiar.