quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Nossa gente

     Moradores de Marcílio Dias






“DE FLORESTA A CASAS”: A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM E O ENSINO DE HISTÓRIA DO DISTRITO DE MARCÍLIO DIAS - Professor Jefferson Chagas

       Na manhã desta quinta-feira, 21, tive o prazer da companhia do professor Jefferson Chagas que está desenvolvendo um projeto do curso de Mestrado da UFSC, sobre as construções de madeira do nosso distrito de Marcilio Dias. O projeto de pesquisa: "De Florestas a Casas a transformação da paisagem e o Ensino de História do Distrito de Marcilio Dias", desenvolverá um roteiro por diversas casas de madeira da nossa vila e será incluído também a ponte de ferro. Realizamos um passeio para visitar algumas das edificações que farão parte do roteiro e outras que constarão como registro histórico. 

 Sobre o projeto: “DE FLORESTA A CASAS”: A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM E O ENSINO DE HISTÓRIA DO DISTRITO DE MARCÍLIO DIAS Jefferson Chagas Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTÓRIA –UFSC) Universidade Federal de Santa Catarina Orientador: Prof. Dr. Alfredo Ricardo Silva Lopes.
 Resumo: O projeto tem como temática de análise a região de Canoinhas no Vale do Contestado e processo do ciclo da madeira no inicio do século XX e como são retratados no Ensino de História. Nessa maneira a proposta é focar nas empresas madeireiras e a transformação da paisagem, com um olhar especial para as construções arquitetônicas de madeira ainda presentes no município, principalmente no Distrito de Marcílio Dias. O projeto tem por objetivo de elaboração de um roteiro das casas de madeiras do Distrito de Marcílio Dias, oportunizar a análise e a reflexão sobre o processo de exploração dos meios naturais e a transformação da paisagem da região do contestado. Nesse contexto que se apresenta a motivação para o desenvolvimento da pesquisa surgiu a partir da história local da Região do Contestado e observação da mudança da paisagem no decorrer do século passado. Destaca-se que a História Local e o Patrimônio Cultural são um importante recurso para o Ensino de História, pois permite que os alunos compreendam a sua própria identidade e a história."

 Confira algumas imagens das visitas que fizemos:

Prof. Jefferson e Fátima Santos na estação discutindo o projeto.

Propriedade da família Ruppel.


Família Baukat.

Casa onde morou a parteira Elza Baukat, que veio da Alemanha.
A Frau Baukat realizou 500 partos aproximadamente.

Casa da Família Froehner.

Varanda da casa da família Froehner.

Outras fotos no facebook. É só clicar aqui.

domingo, 17 de novembro de 2024

Lembranças de 2020

      Estas são imagens do dia 17 de novembro de 2020, da restauração da estação ferroviária de Marcílio Dias. As obras tiveram início em novembro de 2019 e concluídos em setembro de 2021   pela Empresa Albatroz de Curitiba.

Interior do restaurante.





Interior da estação.


Restaurante.

Obs: A administradora deste blog Fátima Santos acompanhou as obras de restauração desde o início.

Bom Domingo!

    Um domingo cheio de coisas boas para todos os leitores deste blog!

Nossa vila e as lindas paisagens!

Rua Rodolfo Grützmacher.

Interior de Marcílio Ddias.

Interior de Marcílio Dias.

Interior de Marcílio Dias.


Rua Maria Olsen.
Vejam esta casa no Facebook
Orvalho da manhã.

Orvalho do amanhecer.

Rua Carlos Groth

Próximo ao Estádio Wiegando Olsen.

Rua Maria Olsen.

Pàrabéns aos moradores que fazem a limpeza da
linha férrea!

Rua Maria Olsen.


quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Boa Noite!

    Final de tarde de um dia de Primavera. O sol se pondo e a lua surgindo. Quanta beleza! A vila mais amada: Marcílio Dias.











quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Final de tarde

     As garças e a lua no final de tarde desta quarta-feira, 13, nas araucárias de Marcílio Dias.










Foto da garça com lua do distrito de Marcílio Dias no Facebook Linda SC