Na manhã desta quinta-feira, 21, tive o prazer da companhia do professor Jefferson Chagas que está desenvolvendo um projeto do curso de Mestrado da UFSC, sobre as construções de madeira do nosso distrito de Marcilio Dias. O projeto de pesquisa: "De Florestas a Casas a transformação da paisagem e o Ensino de História do Distrito de Marcilio Dias", desenvolverá um roteiro por diversas casas de madeira da nossa vila e será incluído também a ponte de ferro.
Realizamos um passeio para visitar algumas das edificações que farão parte do roteiro e outras que constarão como registro histórico.
Sobre o projeto:
“DE FLORESTA A CASAS”: A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM E O ENSINO DE HISTÓRIA DO DISTRITO DE MARCÍLIO DIAS
Jefferson Chagas
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTÓRIA –UFSC)
Universidade Federal de Santa Catarina
Orientador: Prof. Dr. Alfredo Ricardo Silva Lopes.
Resumo: O projeto tem como temática de análise a região de Canoinhas no Vale do Contestado e processo do ciclo da madeira no inicio do século XX e como são retratados no Ensino de História. Nessa maneira a proposta é focar nas empresas madeireiras e a transformação da paisagem, com um olhar especial para as construções arquitetônicas de madeira ainda presentes no município, principalmente no Distrito de Marcílio Dias. O projeto tem por objetivo de elaboração de um roteiro das casas de madeiras do Distrito de Marcílio Dias, oportunizar a análise e a reflexão sobre o processo de exploração dos meios naturais e a transformação da paisagem da região do contestado. Nesse contexto que se apresenta a motivação para o desenvolvimento da pesquisa surgiu a partir da história local da Região do Contestado e observação da mudança da paisagem no decorrer do século passado. Destaca-se que a História Local e o Patrimônio Cultural são um importante recurso para o Ensino de História, pois permite que os alunos compreendam a sua própria identidade e a história."
Confira algumas imagens das visitas que fizemos:
Prof. Jefferson e Fátima Santos na estação discutindo o projeto. |
Propriedade da família Ruppel. |
Família Baukat. |
Casa onde morou a parteira Elza Baukat, que veio da Alemanha. A Frau Baukat realizou 500 partos aproximadamente. |
Casa da Família Froehner. |
Varanda da casa da família Froehner. |
Outras fotos no facebook. É só clicar aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário