No dia 30 de agosto de 1976 o trem de passageiros, a maria-fumaça que fazia o trajeto Canoinhas a Marcílio Dias deixou de circular. Nesta data houve uma despedida com apitos e foguetes, conforme relatou o ex-funcionário da Firma Olsen, Rodolfo Baukat. Segundo o mesmo, os funcionários da firma foram até a estação pra ver este momento. O senhor Wando Sckudlarek tirou foto onde foi colocada uma faixa de despedida em frente a locomotiva. A estação de Marcílio Dias, inaugurada em 1913, continuou funcionando com o trem de passageiros que fazia a linha São Francisco a Porto União e com trens de carga. Segundo o ex-ferroviário Dirceu Sikorski este transporte de passageiros acabou em 1983 na época da grande enchente.
|
Pedro, Orlando, Onagibio, Leodoro, Osni Franco, Osni Wilson e Otacílio na estação de Canoinhas. Obs.: No chão, o maquinista Otacílio de Abreu, bateu com o trem em Três Barras e seu ajudante Paulo morre neste acidente. A chave que virava a linha, foi virada errada e o trem bateu num vagão que estava parado. |
|
Ferroviários na estação de Marcílio Dias. |
|
Maria-fumaça na estação de Canoinhas. Foto Uhlig. |
|
Ferroviários na estação de Marcílio Dias. |
|
Viaduto por onde passava a maria-fumaça em Canoinhas.
Acervo de Fernando Tokarski. |
|
Maria-fumaça a caminho de Marcílio Dias. Acervo de Fernando Tokarski. |
|
Anos 80. |
|
Maria-fumaça 310, na estação de Porto União. Esta locomotiva fez
o trajeto de Marcílio Dias à Canoinhas transportando carga e passageiros. |
|
Pontinha em Paula Pereira. |
|
Caixa d'agua que abastecia a maria-fumaça em Paula Pereira. |
|
Inscrição na caixa d'agua de Paula Pereira. |
|
Plataforma da estação de Paula Pereira. |
|
Estação de Porto União, 2016. |
|
Estação de Poço Preto próximo de Irineópolis. 2016 |
|
Ponte de Porto União por onde passava o trem hoje reformada para o
tráfego de veículos. |
|
Estação de União da Vitória. 2016 |
eu vi vivi minha infancia com as belezas de Canoinhas
ResponderExcluir