segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Desfile do CEDUP Vidal Ramos

           Histórico do CEDUP Vidal Ramos
O nome Vidal Ramos é uma homenagem de Nereu Ramos a seu pai, o Sr. Vidal José de Oliveira Ramos.
Iniciou as atividades em 1941, como Instituto Agronômico. Logo após, passou a ser Escola Prática de Agricultura, Campo Experimental de Trigo e formava em Práticas Rurais.
Em 1954, amparado pelo governo e Ministério da Agricultura através da Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário, iniciou o funcionamento do Curso de Tratorista Agrícola, que foi ministrado até 1964.
A partir de 1959, passou para Ginásio Agrícola, ministrando curso regular de 4 anos, equivalente ao 1º Grau.
Em 1965, foi incorporado à Fundação Educacional de Santa Catarina (FESC), tendo recebido o nome de Ginásio Agrícola “Vidal Ramos”.
Em 1974, foi autorizado o funcionamento do 2º Grau, com a habilitação Técnico em Agropecuária e, em 1976, foi transformado em Colégio Agrícola.
Em 1983, foi constituída a Cooperativa dos Alunos (COOPESA), que funciona em nível administrativo, onde é canalizada a comercialização agro-pastoril, tendo como objetivo principal educar os alunos dentro dos princípios cooperativistas. Esta Cooperativa é regida por Estatuto próprio, sendo sua diretoria formada essencialmente por alunos.
Em 1989, foi extinta a FESC, sendo o Colégio Agrícola incorporado à Secretaria de Educação do Estado, Cultura e Desporto.
Em 1992, passou a ser gerenciado através da diretoria do Ensino Profissionalizante Cooperativado.
Em 1998, foi autorizado o funcionamento do Curso Técnico Florestal e construída a Gruta, que foi inaugurada no dia 04 de outubro, tendo como padroeiro (eleito pelos alunos) São Francisco de Assis.
No dia 14 de novembro de 1998, foi realizado (nos ambientes do Colégio) o 1º Encontro dos Ex-alunos reunindo, aproximadamente, 150 alunos.
O 2º encontro foi realizado em 05 de novembro de 1999 e reuniu 120 alunos.
Por oferecer Cursos Profissionalizantes, a partir de 05/04/2000, através da Portaria E/017/SED, de 28/03/2000, passou a denominar-se CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (CEDUP) “VIDAL RAMOS”.
Em abril de 2004, implantou o projeto de ação social “CEDUP na Comunidade” e também o projeto “Saúde e Prevenção no CEDUP”.
Em homenagem ao senhor Vidal José de Oliveira Ramos, no dia 24 de outubro comemora-se o Dia do Colégio e 05 de novembro, Dia do Técnico.
  A partir de 2004, deixou de oferecer matrícula para o curso Técnico em Agropecuária com Habilitação em Florestas, mantendo apenas o curso Técnico em Agropecuária.
Parabéns ao Diretor, Professores, Alunos e Funcionários desta escola pelo lindo desfile!
 
 
 


 















Fotos: Fátima Santos
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário