terça-feira, 21 de maio de 2019

A visita do esquilo


  Um pequeno serelepe visitou a residência do casal de moradores de Marcílio Dias, Antonio e Neusa Kepp. Muito ágil e esperto, passeou pelo muro, jardim e pulou nos galhos das árvores.


"O serelepe ou caxinguelê é o nosso mais comum representante dos esquilos no Brasil. É um animal que vive sozinho ou aos pares, de hábitos diurnos e muito ágil. É uma espécie arborícola, desce das árvores para buscar alimento ou enterrar sementes.
Também dorme em troncos de árvores. Este animal é considerado um importante dispersor de sementes pelo hábito de enterrar as sementes para depois comê-las. Muitas vezes, ele acaba esquecendo onde enterrou as sementes, que acabam germinando e originando novas árvores.
É capaz de saltar até 5 metros de um galho para outro. É territorial e tem a visão e a audição muito apuradas. O serelepe mede 20 centímetros de comprimento, isso sem contar a cauda, longa e peluda, com mais 18 centímetros.
O animal adulto chega a pesar 300 gramas. Uma das estratégias de sobrevivência é, quando avistado, ficar imóvel por um tempo na tentativa de se passar despercebido e fugir em seguida."






Informações do:
http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/fauna/noticia/2015/02/serelepe.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário