O consórcio entre os Municípios de Três Barras, Canoinhas, Mafra, Porto União e União da Vitória está sendo realizado para que se possa ativar a locomotiva nesses locais.
Esse grupo de Municípios irão se unir para poder usufruir do potencial turístico que esse projeto visa trazer para essas cidades, e também ajudar a dividir a conta para que fosse viável a implantação da iniciativa.
O projeto está sendo desenvolvido desde 2009 pela Secretaria de Projetos da Prefeitura Municipal de Três Barras. “Nós já montamos uma maneira legal desses cinco Municípios fazerem parte do consórcio. O presidente da Amplanorte está apoiando essa iniciativa, apesar de ser somente esses cinco municípios. Foi feito uma comissão e decidido que Porto União irá trabalhar em conjunto com União da Vitória, com um trem que já funciona na região. O de Três Barras será feito um convênio com a associação de Rio Negrinho, onde irá atender Canoinhas e Três Barras. Mafra será atendida por uma locomotiva de Rio Negrinho. Em uma reunião em Brasília muito gratificante, foi mostrado o projeto e a união dos municípios participantes, em cima disso, houve um interesse maior de apoio em relação ao Trem do Contestado”, comenta o prefeito de Três Barras Elói José Quege.
Para o prefeito de Mafra Roberto Scholze essa é a forma da volta do Trem turístico. “Esse grupo de entusiastas caiu em debate em relação ao projeto, será criado uma diretoria especifica para administrar essa iniciativa”, conta.
A história do trem e dos passageiros que passaram pelo Planalto Norte completa 102 anos, desde o ano de 1912. A ferrovia foi fundamental para o desenvolvimento dos municípios, utilizada para transporte de madeira e de passageiros. O trajeto de Três Barras a Marcílio Dias é de 12 km pela linha do Trem.
Para a região será mais um atrativo turístico. “O objetivo é atender 10 mil pessoas ao ano, que irão se alimentar, comprar e passear pela cidade. O trem será a chave de tudo, mas agregar outras situações como passeio de cavalo, charrete e almoço, para que os turistas possam consumir em nosso município”, destaca Claudio Roberto Hoppe.
Segundo o prefeito de Canoinhas Beto Faria esse projeto vai resgatar a cultura da nossa região. “É um investimento na área de turismo, além de resgatar e difundir a cultura da região. Objetivamos uma importante fonte de renda para a economia da região”, ressalta.
O projeto está sendo desenvolvido há cinco anos, e junto com a viabilidade econômica, foi feito um estudo para poder agregar mais serviços, podendo assim gerar empregos e melhorar a economia da região. “O foco é fazer com que o Planalto Norte não fique esquecido e o trem seja utilizado como atrativo turístico da região”, explica Claudio Roberto Hoppe.
Textos: Pollyana Martins do Jornal O Planalto.
Fotos: Fátima Santos
Textos: Pollyana Martins do Jornal O Planalto.
Fotos: Fátima Santos
Funcionários da ALL fazendo a manutenção da linha. |
Prefeito de Três Barras, Elói José Quege na estação . |
muito legal a iniciativa ,tomara que o trem volte o quanto antes!
ResponderExcluir