segunda-feira, 1 de outubro de 2012

São Bernardo Sport Club Estação Canoinhas


 
 
 
 
 
 
 




Este hotel deve ter sido construído a partir de 1910 , porque foi citado
na ata da reunião da instalação do São Bernardo Sport Club.
Pertenceu a João e Maria Jantsch. Foi demolido na década de 40 dando lugar
a casa comercial de Guido Jantsch, cujo prédio ainda se encontra no local,
na rua Bernardo Olsen.
A primeira ata de 24 de outubro de 1920, está meio apagada, digitei, mas tem umas palavras que estão inelegíveis e que não consegui decifrar, inclusive alguns sobrenomes. Neste livro só consta estas três atas.
Esta foto foi cedida pela família do saudoso Guido Jantsch, que durante anos
trabalhou em sua casa comercial aqui em Marcílio.
Colaboraram na pesquisa e procura desta ata, Brudi e Ronaldo Baukat.
 Acta de Instalação

Aos vinte e quatro dias do mez de outubro de mil novecentos e vinte, em uma das salas do hotel Jantsch, reunidos os abaixo assignados, sob a presidencia do Sr Rodolpho G. Olsen, se fez a Reunião para installação de um Club de Foot-Ball e outros divertimentos sportivos. O Sr. Presidente expoz que foi a 21 de abril do corrente anno se fundou um club, sob a denominação de São Bernardo Foot Ball Club e que, entretanto, não havia sido possível fazer-se a devida instalação, para o que convocou a presente reunião. Disse o Sr. Presidente que a Diretoria então eleita não estava mais completa por se terem retirado muitos socios, então eleitos, para outras localidades, e que achava prudente uma nova eleição.O Consocio Adolpho G. Bauer propoz que a directoria fosse aclamada, porem, somente com os cargos de Presidente, Thezoureiro, Secretario, Orador, Captain e Guarda-Sport, o que foi aceito e aprovado por todos. Em seguida foi aclamado o nome dos seguintes para os referidos cargos: Rodolpho G. Olsen-presidente, Adolpho Dietrich- thezoureiro, Adolpho G. Bauer- Secretario, Dr. Lourival Machedo Soares Orador Wiegando Olsen-Capitaine, João Jantsh-Guarda-sport, de cujos cargos todos tomaram posse, com excepção de Cenadon...que se achava auzente. Pelo Sr. Presidente foi organizada uma lista dos Srs. socios  que fizeram parte na fundação do Club e que eram os Srs.: Adolpho G. Olsen, Adolpho Dietrich, Wiegando Olsen, João Jantsh, Pedro Francisco Prim, Pedro Gobbi Junior, Sebastião Campos, Pedro Siqueira, Edmundo Neves, Manoel Salvador, Francisco Chellar, Thomaz Hollen, Nicolau Pivovar, João Lourenço, Antonio Baugnadt, Ignácio Lekswardz e Francisco Mueller, tendo sido aceitos socios ainda em Abril, os Srs. Adollpho Bauer, Alfredo Lechaud, desde Julho Eurico Doubsawa e Patricio de Oliveira, e desde Outubro, Germano Mohr. Ficou deliberado que todos os Srs. socios se reunirão domingo vindouro, 30 do corrente para se fazer a preparação do campo, para os devidos ....e jogos.Ficou mais assentado que o dia 21 de Abril seria considerado o dia de fundação deste Club, e como tal respeitado e festejado.
Nada mais havendo a tratar-se, o Sr. Presidente encerrou a secção, de que para captain, lavrei a presente acta que assino com todos os presentes.

2 comentários: