sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Tecendo lembranças em cima de uma foto...



           As descobertas e lembranças que se enxergam atrás de uma pequena e despretensiosa foto.
            Os jardins lá em nossa casa estendiam-se quase que por todo o terreno. Mas o que vemos aqui é o que ficava defronte a casa.
            Muitos canteiros com variegadas flores.
            Aos fundos, onde se nota uma extensa faixa branca, era um extenso gramado verdinho que servia de corador de roupas brancas. São elas, as toalhas e os lençóis, lá estendidos.
            Vejo também na foto o arame onde as roupas eram colocadas para secar ao sol e ao vento. Era um grosso arame, ancorado por forte e comprida ripa. Estendia-se desde a frente da casa até um grande cedro que ficava rente à cerca que margeava com a rua.
            A divisa com nossos vizinhos, Seu Emílio e Dona Cecy Olsen era demarcada por uma cerca verde composta por cedrinhos, milimetricamente podados.
            Em uma tarde qualquer de um dia primaveril, nossas professoras da Escola Pública Estadual de nossa vila, Aline Tereza Dittrich (Scholze) e Jusselina de Paula e Silva (Nunes) levaram-nos até este recanto encantado. Cobrimo-nos de flores, de fitas e sorrisos.
            É quase certo que minha mãe, dona Nena, nos tivesse oferecido um belo café com cuque coberto com banana e farofa e recheado com passas, que era uma das especialidades culinárias dela. E claro, não poderiam faltar os saborosos pastéis da dona Nena também.
            Não me lembro de nada em especial daquele dia... apenas nesta foto eu o vejo como se fosse hoje, como se a primavera já estivesse em seu bojo, como se já cobertas de flores nós já estivéssemos.

Escrito por Adaír Dittrich


Nesta  foto estão, as então meninas, Aline, Elsbeh, Jusselina, Elvira, Adair,
entre outras. Ano de 1942 ou 43.

Nenhum comentário:

Postar um comentário