quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Gente de Marcílio II - Sílvia Bley Pangratz

             Nascida em 26 de maio de 1946, sempre gostou de música, adorava cantar desde menina e seu sonho era ir para um convento. Estudou no Colégio Almirante Barroso e se formou no 1º Regional, aos 16 anos, no ano de 1962. Então foi estudar no Colégio Sagrado Coração de Jesus para ser professora e, em 1966, se formou no Normal. No mesmo ano casou-se com  José Pangratz Filho, o Brudi com quem teve cinco filhos e uma filha: Fernando, Rogério, Ângelo, Luciano, Sílvio e Carolina. Após o casamento Sílvia deixou de lado a profissão de professora para se dedicar ao comércio da família do Brudi, que já era tradição de famíla.Trabalhou por 25 anos, juntamente com seu esposo e seus filhos e, após esse período encerrou suas atividades no açougue e foi trabalhar como professora na Escola Manoel da Silva Quadros.
              Determinada e cheia de disposição trabalhou também com projetos pela Prefeitura ministrando palestras nas mais diversas áreas nas escolas municipais. Fez parte do grupo de canto na liturgia da igreja católica de Marcílio, por 10 anos. Juntamente com a Sra. Olívia Schlukat e o Sr. Carlos Koehler deu início ao Grupo da Terceira Idade de Marcílio, sendo coordenadora do mesmo por 6 anos.
              Residente em Marcílio Dias há 47 anos, hoje é aposentada e presta serviços voluntários para a APAE-Marcílio, APAE-Canoinhas, CAPS, ADIC e Grupo da Terceira Idade Verão Alegre, fazendo pintura em tecido, costura, crochê e bordados. Dona Sílvia é professora de costura e pintora de quadros. Reside com seu esposo Brudi, na rua Bernardo Olsen em Marcílio e adora brincar com seus 9 netos, que fazem a festa na casa dos avós.

Dona Sílvia com o neto e a filha Carolina.
Atrás, quadro pintado por ela.




Panos de pratos feitos por dona Sílvia para as entidades que ela trabalha como
voluntária.


Lembrança da formatura, 11-12-1962, no Clube Canoinhense.

 
Formatura Curso Normal Regional
escola Almirante Barroso.



Formatura, 1962.

 
Casamento, 10-12-1966 com o pai Zico Bley, mãe Juvina Costa Bley, ao lado
Wiegando Wiltushnig e o menino Silvio.



Mônica Bley com a Telma no colo, Oma Tereza (mãe do seu Brudi) com o
Fernando no colo e dona Sílvia, 1968.

Rogério, Claudia, Rita e Junior, Eneida, Luciano, Silvio, Ângelo e Enildo.

Crisma 2006. Sílvia, Carmem, Alfredo Freitag, José Freitag e Luz Vaz.
Igreja São Bernardo.

Pessoal da Terceira Idade.

Terceira Idade, 1996. O Papai Noel é dona Sílvia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário