sábado, 8 de dezembro de 2012

5- FRANCISCO DE PAULA PEREIRA ATRAVESSA O TERRITÓRIO DE MARCILIO DIAS



            Em 1856 o engenheiro alemão Augusto Wunderwald demarcou as terras do Planalto Norte de Santa Catarina para a Cia. Colonizadora de Hamburgo, que a partir de Joinville, pretendia expandir a colonização alemã para o Planalto. Nessa fase não encontrou pessoas residentes na região de São Bento, pelo menos é o que consta em seus relatórios. Quatro anos mais tarde quando foi realizada nova demarcação, estavam residindo na área várias famílias de paranaenses, com título de terra expedido pelo governo do Paraná. Um desses moradores era Francisco de Paula Pereira, proprietário de um lote entre as localidades de Mato Preto e Lençol. Após gestões entre autoridades de Santa Catarina e Paraná, esse governo providenciou terras para transferir os colonos para as margens ao norte do Rio Negro. Algumas famílias resolveram permanecer ao sul, dentre elas a de Francisco de Paula Pereira.

            Muito auxiliou os primeiros imigrantes e participou ativamente da política local, pois os imigrantes em sua maioria não dominavam a língua nacional e por serem pessoas de origem humilde na Europa, não tinham conhecimento do funcionamento da estrutura político e administrativa das comunidades brasileiras. Coube aos colonos nacionais tomar frente da administração pública local. Com a criação do Distrito de Paz de São Bento, em 27 de setembro de 1878 (FICKER, 1973, p. 138), iniciaram as eleições para Juízes de Paz.

            Na segunda eleição para juiz de Paz, em 1880, um dos quatro juízes escolhidos, foi Francisco de Paula Pereira. Em 1882, na terceira eleição para Juízes de Paz, novamente Francisco de Paula Pereira foi eleito. Com a transformação da Vila de São Bento em Município, em 21/05/1883, a eleição para a Câmara Municipal, no dia 28 de outubro, foi presidida por Francisco de Paula Pereira. Devido a grande abstenção dos eleitores foi marcado um segundo escrutínio em 24 de dezembro de 1883, onde não consta mais a presença de Francisco de Paula Pereira.

            Sabe-se que continuou morando em São Bento, pois em 26 de janeiro de 1887, assinou o manifesto Republicano e filiou-se ao Partido Federalista Brasileiro, fazendo oposição ao grande líder germanófilo, Dr. Philippe Maria Wolff. Nesse momento o clima político entre imigrantes e brasileiros era de animosidade, pois os nacionais mantinham muito contato com os tropeiros rio-grandenses, federalistas, partidários de uma maior autonomia para as Províncias brasileiras, e os imigrantes estavam ainda muito vinculados à monarquia ou ao partido republicano.

            Na revista do Instituto Histórico e Geográfico (n. 8, p. 16) encontramos a seguinte referência:

                                         “Francisco de Paula Pereira, proprietário de terras e Juiz de Paz em São Bento do Sul em 1886. Em 26 de janeiro de 1887 assinou o manifesto Republicano e filiou-se ao Partido Republicano Federalista. Em 1888, viajando de canoa pelo Rio Negro, subiu o rio Canoinhas, até o “Campo da Água Verde” onde em 1889 auxiliado por seus companheiros João Mariano da Luz, Liberato Ferreira, Camilo de Souza Carneiro, Jesuíno Franco da Silva, Claudino de Tal, e mais uma família alemã iniciou a colonização de Canoinhas”.
            

            Segundo Silva, (1941. p.18) com Francisco de Paula Pereira, além dos primeiros já citados, vieram se juntar ainda, novos povoadores como Manoel Ferreira de Lima, José Romão Nogueira, Manoel Graví. Na mesma ocasião, instalou-se no povoado o primeiro comerciante: Gustavo Waechter. Outros moradores que vieram se juntar Eugenio de Souza, Wolf, Roberto Ehlke, João Vicente Ferreira, Vitorino Bacelar, João S. Matoso, Major Tomaz Vieira e Estanislau Schumann.

            Não foram encontradas informações sobre se algum companheiro de Paula Pereira fixou residência em Marcílio Dias.

OS PRIMEIROS HABITANTES DE MARCILIO DIAS E REGIÃO

 
 Além do engenheiro e dos tucos que demarcaram e construíram a estrada de ferro no ano de 1912, também veio o casal Gobbi que montou próximo a estação, hotel com restaurante, para os trabalhadores graduados. Mas esses não foram os primeiros a pisarem em território da Marcilio Dias. Residiam nas proximidades de Taunay: Maria Clara de Oliveira, Miguel Pereira dos Santos e sua esposa Alzira Maria Vieira, Joaquim Alves dos Santos e João Francisco de Matos. Em território de Marcílio Dias residiam: Manoel Mendes, Manoel Pereira de Souza, Henrique José Gonçalves, Lourenço Taborda Ribas e João Miranda. (1)

             A vinda de Francisco de Paula Pereira para Canoinhas abriu caminho para outros imigrantes, principalmente os teuto-brasileiros da região de São Bento do Sul, que também trabalhavam com a erva-mate. A localidade cresceu e em 14 de março de 1902, pelo decreto 156, foi criado o Distrito Policial de Canoinhas, e segundo a tradição, foi criado a pedido dos moradores da localidade, que não queriam ficar sob a jurisdição do Estado do Paraná.



 

1)   Dados levantados por Antonio Dias Mafra, junto ao Cartório de Reg. de Imóveis de Canoinhas, essas pessoas foram as primeiras a terem terras registradas na abrangência territorial de Marcilio Dias, no ano de 1919.

 Texto de Antonio Dias Mafra, Professor e Coordenador do Curso de História da UnC de Mafra.

 

Um comentário:

  1. Francisco de Paula Pereira, natural de São José dos Pinhais, vinha de tradicionais famílias daquela cidade, que há várias gerações ocupavam patentes militares e dispunham de mão de obra escrava. Tenho levantada a sua genealogia.

    ResponderExcluir