Há 95 anos foi inaugurada a estação de Canoinhas.
Através do ramal ferroviário, que ligava Marcílio Dias a Canoinhas, muitas pessoas e cargas foram transportadas. Hoje comemoraríamos o aniversário da inauguração da estação se ela ainda estivesse lá. É uma pena, que um patrimônio dessa natureza tenha sido destruído. Em novembro de 1966 o ramal foi desativado com a última viagem da maria-fumaça. Pra lembrar este aniversário, pedi ao amigo Fernando Tokarski para escrever para meu blog www.canoinhasimagens.blogspot.com
Eis o texto: " Canoinhas vestiu terno e gravata, passou Gomex nos cabelos para inaugurar a sua estação ferroviária e o ramal que ligou a cidade à florescente vila de Marcílio Dias. Era 03 de agosto de 1930, uma terça-feira. As autoridades locais ansiosamente esperavam que aparecesse o ministro de Viação e Obras Públicas, Victor Konder, que outrora se fantasiou de promotor público e abalou da cidade dois dias depois de assumir as funções. Achou Canoinhas uma nhaca e nem esquentou o banco! Konder, galgado à ministro pela afamada oligarquia catarinense, desdenhou o convite para a inauguração e em seu lugar enviou o poeta Hermes Fontes representou a República. Nem a possibilidade de ver a praça e o busto erguidos em seu nome comoveu Konder.
À noite, no Clube Canoinhense, a aristocracia local comeu e bebeu ouvindo discursos e alguns poemas declamados por Fontes. Todos brindaram ao progresso ferroviário afinal reinante na cidade de Canoinhas, então nominada Ouro Verde graças à erva-mate. Dois anos foram gastos na construção do ramal ferroviário, consumindo polpudo dinheiro em indenizações fundiárias. O prefeito Oswaldo de Oliveira era um homem feliz! Decerto pensava ter feito uma obra para ser perpetuada pela História. Porém, não imaginava que cerca de três meses depois seu governo fosse jogado pela janela de um vagão de segunda classe, quando em outubro do mesmo ano a Revolução de Getúlio Vargas desembarcou na estação de Marcílio Dias!"
Escrito por Fernando Tokarski
![]() |
Estação de Canoinhas ainda em construção. Foto Uhlig |
![]() |
Inauguração da estação de Canoinhas. Elpídio Miranda foi o primeiro agente de estação de Canoinhas. |
Obs: A estação de Marcílio Dias era chamada de Estação Canoinhas. Por ocasião da construção do ramal ferroviário ligando Canoinhas a Marcílio Dias e da inauguração da estação de Canoinhas, a estação daqui passou a se chamar Marcílio Dias em homenagem ao marinheiro Marcílio Dias que morreu na guerra entre Brasil e Paraguai.
Leiam 👇
Nenhum comentário:
Postar um comentário