terça-feira, 1 de maio de 2018

Os 100 anos de uma fotografia

Data na foto: 1-5-18
.
Dia de glória do Restaurante da Estação de Marcílio Dias.

  Era um dia primeiro de maio. Há um século já.
Meu Nonno Pedro Gobbi, como bom italiano, gostava de reunir amigos que apreciassem a culinária da terra onde ele nascera.
E, numa dessas ocasiões, postaram-se todos à frente do belo prédio do restaurante da estação, que então era conhecida como estação de Canoinhas, para que um registro solene e histórico fosse feito.
Naquela época meu pai ainda não era o agente da estação de trem. Ele para cá viria alguns anos depois.
Na foto encontra-se meu Nonno Gobbi e um garoto, com um boné de ferroviário, que, talvez seja meu tio Pedro Gobbi Filho, com 5 anos de idade.
Além deles está uma pessoa muito parecida com meu padrinho Vitorino Ferreira, o seu Vitoca. Apenas fico em dúvida se seria ele mesmo. Desde quando eu tenho lembranças, meu padrinho Vitoca tinha esta mesma fisionomia. E esta fotografia foi tirada mais de duas décadas antes que eu tivesse idade para de sua face me recordar.
Note-se o estilo italiano da construção do Restaurante. Embora tenha sido levantado todo em madeira, lembra a arquitetura das casas de pedra da Itália.
Este prédio foi construído, totalmente, por meus Nonnos Pedro e Thereza Gobbi.
Gosto de ver esta fotografia porque ela me lembra o belo local em que vivi a minha infância.
Importante mostrá-la sempre para que, se em algum futuro for efetivada a reconstrução do Conjunto Arquitetônico do espaço ferroviário de Marcílio Dias, não se perca e não se desfigure esta imagem.
Ela precisa ser mostrada para que aqueles que cultuam a memória do que já fomos e do que tivemos possam gravá-la em suas mentes.

Escrito por Adair Dittrich

Nenhum comentário:

Postar um comentário