terça-feira, 24 de outubro de 2017

Câmara de Canoinhas inaugura Memorial do Contestado

  Galeria com oito fotografias históricas e quadro de artista plástico canoinhense compõem exposição permanente no plenário.

   A Guerra do Contestado foi um conflito que marcou o município de Canoinhas e região, devido à disputa das terras que, hoje, pertencem ao estado de Santa Catarina. Após 101 anos do fim da batalha, a Câmara de Vereadores de Canoinhas irá ganhar um memorial com registros de um dos principais acontecimentos históricos do município. Composto por oito quadros com fotografias históricas e uma pintura do artista plástico canoinhense Ivo Padilha, a exposição permanente será inaugurada nesta terça-feira, 24, em sessão solene na Câmara.
   A  iniciativa de criar um memorial do contestado veio do presidente da Câmara, Wilmar Sudoski (PSD), que considerou importante valorizar a história do município no plenário, tendo em vista a quantidade de pessoas que visitam o local. A primeira reunião para debater a ideia foi realizada no mês de julho, quando vereadores, jornalistas, historiadores, fotógrafos, professores e representantes do poder executivo elegeram uma comissão responsável para dar andamento aos trabalhos.
   Formada pelo historiador Fernando Tokarski, o professor e escritor Pedro Penteado do Prado, a fotógrafa Fátima Santos, o colunista Leonardo Tanaka, o jornalista Edinei Wassoaski e o presidente da Câmara, Wilmar Sudoski, a Comissão do Contestado selecionou as fotos que farão parte dos oito quadros do memorial. As imagens foram reproduzidas de acervos pessoais e da coletânea da Fundação Cultural HelmyWendt Mayer. Após a seleção, as fotografias foram tratadas e impressas pelo designer Carlos Eduardo Borba.
  A segunda parte da exposição é composta por uma pintura do artista plástico canoinhense Ivo Padilha. A obra foi confeccionada baseada em fotografias históricas e retrata o momento que marca o fim da batalha. A pintura também ficará exposta no plenário da Câmara.
 

HOMENAGENS
   A sessão solene ocorre às 19h no plenário da Câmara de Vereadores do município. Além da inauguração do memorial, serão concedidos títulos de cidadãos beneméritos e honorários a moradores expoentes do município. Os homenageados serão o professor e escritor, Pedro Penteado do Prado, o historiador Fernando Tokarski, a fotógrafa Fátima Santos, o professor Josmar Kaschulk, a professora e escritora Soeli Regina de Lima e o empresário Mário Francisco Dranka.
Portal JMais
 


Funcionários da Câmara de Vereadores organizando a Galeria de Fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário