terça-feira, 14 de março de 2017

Exposição Fotográfica Claro Gustavo Jansson: O Fotógrafo do Contestado


 Canoinhas recebe exposição fotográfica sobre a Guerra do Contestado.
Pouco mais de 100 anos depois do acordo de limites que colocou fim à Guerra do Contestado, Canoinhas recebe a exposição fotográfica de Claro Gustavo Jansson. Aproximadamente 150 fotos estão expostas na Biblioteca do campus de Marcílio Dias da Universidade do Contestado. A mostra é resultado do trabalho de pesquisa da historiadora Rosa Maria Tesser sobre a vida do imigrante sueco radicado no Brasil que retratou episódios marcantes da história do País, com destaque para a Guerra do Contestado, conflito ocorrido entre os anos de 1912 e 1916.
As fotos foram selecionadas a partir de um acervo de 2,5 mil imagens cedidas pela filha do fotógrafo, Doroty Jansson, com exclusividade, à pesquisadora. De acordo com a historiadora, Jansson foi contratado para fotografar a rotina da empresa norte-americana Lumber, instalada em Três Barras. Uma das fotografias mais famosas de Jansson, segundo Rosa, é a do Coronel Gualberto de Sá Filho, junto com a força pública do Paraná, rumo aos campos de Irani, onde morreria em combate. Foi a última foto do coronel vivo.
Esta é a primeira cidade da região a receber a exposição que pode ser visitada pela manhã, tarde e noite. A entrada é gratuita.
A exposição, que fica no município por 20 dias, é uma iniciativa da Prefeitura de Canoinhas, por meio da Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer, em parceria com a Universidade do Contestado e a Secretaria Municipal de Educação.

 
Exposição fotográfica “Claro Gustavo Jansson: o fotógrafo do Contestado”
Biblioteca da UnC – campus Marcílio Dias


Membros da Academia de Letras de Canoinhas Dra Adair Dittrich e Rosane Godoi
e acadêmicos do curso de Veterinária.


Escritora e médica Adair e Luci Sarda funcionária da UnC.

Rosane, Fátima Santos autora deste blog e Adair. Foto Luci Sarda.

Fátima Santos e Luis Carlos Martins, Gestor Cultural  da Fundação Cultural Helmy
Wendt Mayer. Foto Leonardo De Estauski Tanaka.

Biblioteca da UnC, Marcílio Dias.


Leiam sobre os Guerra do Contestado  100 anos depois acessando:
https://medium.com/@cnonline/100-anos-do-fim-da-guerra-do-contestado-a3e55f49d981#.agtlx9mml

Nenhum comentário:

Postar um comentário