sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

A estação de Marcílio Dias

    A partir de 1912 começaram a chegar os primeiros trabalhadores para implantar o trecho da estrada de ferro ligando Três Barras e Marcílio Dias. No dia 1º de abril de 1913 foi inaugurado trecho ligando São Francisco do Sul a Marcílio Dias, (na época Estação de Canoinhas), com extensão de 240 quilômetros.
    De 1913 a 1915, o trecho Marcílio Dias a Porto União sofreu interrupções por causa da Guerra do Contestado. Em 1917, com a construção do Ramal, foi completada a ligação entre São Francisco e Porto União. (THOME, 1980, p.950
    A Cia Construtora da ferrovia estava obrigada a construir no mínimo quatro estações num trajeto de 100 quilômetros. Ao redor de cada estação seria desenvolvida uma Colônia para proceder-se o desenvolvimento agrícola e comercial ao longo de toda a ferrovia. Não era vantajoso para o governo nem para a Cia Construtora que o trem percorresse enormes distâncias no meio do sertão.
    Marcílio Dias já nasceu planejado e integrado, pois com a abertura do tráfico ferroviário, a região ficou interligada com os portos de São Francisco, Paranaguá e com o restante do Sul e Sudoeste do Brasil.
(Informações do Professor de História da UnC de Mafra Antônio Dias Mafra)
Uma breve história de um patrimônio histórico esquecido pelas autoridades.
Vejam como se encontra a estação atualmente.


Antigo restaurante.

 


Rua na parte de trás da estação.

Antigo depósito da estação.

O mato tomando conta de tudo.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário