sábado, 6 de julho de 2013

Audiência Pública em Canoinhas defende a reativação das ferrovias no Planalto Norte

Deputado Antônio Aguiar foi o proponente da audiência
            Com a presença de grande público foi realizada nesta sexta-feira (5), as 10h na Câmara Municipal de Canoinhas, a Audiência Pública promovida pela Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
O objetivo da reunião foi discutir formas para interagir as ferrovias e reduzir o custo de transporte de insumos e produtos das agroindústrias, possibilitando a construção da futura ligação férrea entre o Oeste e o Litoral, a chamada Ferrovia do Frango, pode ser efetivada de forma mais econômica ao se aproveitar a malha já existente na região do Planalto Norte, proporcionando ainda a reativação da economia da região.
Foi aprovada durante a reunião, uma moção a ser entregue ao Governo Federal para que o trecho que passa pelo Planalto Norte integre a Ferrovia Oeste-Litoral e que também seja viabilizado o transporte turístico da região. Parte de um pacote de investimentos da ordem de R$ 91 milhões do Governo Federal para a recuperação da malha ferroviária brasileira, a ferrovia que cortará o território catarinense no sentido Leste-Oeste já tem ordem de serviço aprovada para a realização dos estudos e projetos.
O deputado Antônio Aguiar, proponente do debate destacou em sua fala que o ideal do pré-projeto existente, seria passar pelo Planalto Norte utilizando trecho da malha viária já existente, gerando economia e perspectiva de desenvolvimento à região. “Estamos discutindo aqui uma das soluções para o Brasil. Não é só uma responsabilidade, mas um dever de lutarmos pela reativação dessa ferrovia”. Aguiar ainda frisou que com a reativação das ferrovias é a oportunidade de resgatar a importante história do Contestado.
 
Viabilidade técnica

             Citando um estudo realizado pela Fiesc, o especialista em logística e representante do Porto de Itapoá, Heglisson Mota de Castro, destacou que a utilização da malha férrea do Planalto Norte é a melhor opção para a via que cortará o estado no sentido leste-oeste. "Temos que pensar em termos gerais, o que vai ser melhor para o estado e este levantamento, bastante detalhado, demonstrou que a passagem pelo Planalto Norte é a mais viável de todas as rotas possíveis".
Um dos entraves apontados para o aproveitamento da malha viária da região já estaria sendo solucionado, segundo afirmou o gerente de patrimônio da América Latina Logística (ALL), Marcelo Fiegle. A empresa, com sede em Curitiba, e que administra ferrovias em seis estados, já tem previstos investimentos de R$ 42 milhões para a recuperação total do trecho entre Mafra e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
A empresa, que assumiu as concessões em 1997, disse o dirigente, planeja iniciar os trabalhos a partir do próximo ano, com término previsto para 2016. Já o trecho entre Porto União e Mafra também deve ser totalmente revitalizado, com a troca de dormentes, lastro, trilho e a mudança do perfil das vias.
Ele afirmou ainda que não há planos para realizar transporte de passageiros e que o principal limitador da velocidade das obras será a concessão das licenças. "Dificuldade não é a execução, mas a burocracia necessária para obter as licenças, que chegam a demorar um ano para a liberação".
Participaram ainda dos debates o presidente da Câmara de Vereadores de Canoinhas, Renato Pike, e o secretário de Desenvolvimento Regional de Canoinhas, Ricardo Pereira Martin.
 
        A Audiência contou com a presença do presidente da Comissão de Transportes da Assembelia Legislativa e deputado estadual Reno Caramori; deputados Antônio Aguiar; Silvio Dreveck; Dirceu Dresch; secretário regional Ricardo Pereira Martin; presidente da câmara municipal, Renato Pike; prefeito de Canoinhas, Beto Faria; especialista em logísitca e representante do Porto de Itapoá, Heglisson Mota de Castro;; representante regional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) Norberto Luis Fuck; além de autoridades regionais.
Informações adicionais:
Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação SDR Canoinhas
Fone: (47) 3627-4021/ 8802-2391
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Alunos do CEDUP Vidal Ramos com a professora Carmen E. B. de Azevedo Velho.

Professora Fátima falou sobre a importância da reativação da ferrovia para o distrito
de Marcílio Dias e região.

                                            Trem turístico no Planalto Norte
Antes, na manhã de sexta-feira, em outra audiência da Comissão de Transportes realizada em Canoinhas, o representante da América Latina Logística (ALL) Marcelo Fiedler confirmou compromisso da concessionária com o DNIT para recuperar a Ferrovia do Contestado em 24 meses, a partir de 2014, entre Mafra e Passo Fundo(RS), trecho que passa por Porto União, Caçador, Herval d'Oeste e Piratuba, com investimento de R$ 42 milhões. E abriu ao deputado Antônio Aguiar a possibilidade de os municípios de Mafra, Três Barras, Canoinhas, Irineópolis e Porto União constituírem consórcio para viabilizar um trem turístico na região. Em Breve uma visita a ALL, em Curitiba, servirá para abrir contato com a empresa Serra Verde, que explora o trem turístico entre a capital paranaense e Paranaguá, na Serra da Graciosa.
 

Professora Fátima deputado Aguiar e Henrique Pizzato que também fez uso da palavra
ressaltando o desenvolvimento da região através da reativação da ferrovia. 

Fotos de Fátima Santos e Sérgio Teixeira da Silva.

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