domingo, 9 de setembro de 2012

Marcílio Dias

 

O processo de colonização do Distrito de Marcílio Dias foi planejado devido à construção da estrada de ferro, em 1912, que trouxe imigrantes germânicos e poloneses entre outros que já viviam no norte do estado de Santa Catarina e Sul do estado do Paraná, que queriam uma vida melhor para suas famílias e encontraram em Marcílio Dias. A ferrovia foi importante para o desenvolvimento do distrito e da cidade de Canoinhas. Foi através da estrada de ferro, que teve grande impulso para o povoamento da região  e para o desenvolvimento do ciclo da madeira e não foi diferente em Marcílio Dias. Marcílio Dias teve seus anos de glória nas décadas de vinte até o final da década de oitenta com a madeireira Wiegando Olsen, que encerrou suas atividades nos ano 90 e houve o processo de despovoamento no distrito por falta de emprego. Na mesma década a estrada de ferro deixou de funcionar. A empresa ferroviária deixou um grande patrimônio que, hoje se encontra em estado de abandono, que poderia ser utilizado como museu e ponto turístico. Destaca-se também a história através da arquitetura dos casarões de madeira que são espetaculares e pode ser utilizado como roteiro para turistas, pois retrata como era o modo de vida dos pioneiros que estabeleceram no Distrito de Marcílio Dias. Hoje os patrimônios de Marcílio Dias estão entregues ao tempo, somente alguns se encontram em estado de conservação e esses particulares. A história e os patrimônios culturais do Distrito de Marcílio Dias estão sendo valorizado e resgatado pela própria comunidade, pois a história encontra-se no cotidiano e presente no modo de viver de sua população, tanto nas suas construções, culinária, festas, e também pela hospitalidade dos moradores.

                          Texto do Professor: Jefferson Chagas, formado em História e
                      Pós- Graduado em Metodologia do Ensino de História
 

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