domingo, 15 de janeiro de 2023

Colônia de garças em araucária de Marcílio Dias chama a atenção para questões ambientais

     Um verdadeiro espetáculo natural são os ninhos de uma colônia de garças em uma araucária no distrito de Marcílio Dias em Canoinhas. Em dezembro do ano passado, imagens de drone produzidas pelo fotógrafo André Rossano Cordeiro, juntamente com a fotógrafa e moradora do distrito Fátima Santos, surpreenderam ao mostrar uma araucária próxima da rua Maria Olsen com dezenas de ninhos. “As garças fazem ninhos há mais de seis anos próximo da região”, comenta Fátima Santos. 
 A ave da espécie Garça Branca Grande é comum em todo o Brasil. “Elas se alimentam de anfíbios, insetos aquáticos e pequenas cobras e acaba regulando as populações de seus predadores no ecossistema”, diz o professor de ciências ambientais, Vitor Sartor. É uma das mais bonitas espécies de garça. Possuem pernas pretas, olhos e bico amarelados além da exuberante plumagem branca. Seu bico é sua arma de caça. É uma ave dócil e vive próximo de rios, mangues e brejos. Reproduzir-se em bando também é uma de suas características.

 HABITAT 
 Apesar de proporcionar um espetáculo, sua colônia chama a atenção para questões ambientais. “O fato dela aparecer próximo de centros urbanos ocorre em função da destruição da vegetação nativa, o comum dessas aves é produzir seus ninhos próximo dos rios”, conta o professor. O período de reprodução ocorre na primavera, outra vez as questões ambientais vem mudando o comportamento dos animais. “Quanto o inverno se estendeu, para garantir o sucesso reprodutivo, os animais se ajustam a essas mudanças retardando o período reprodutivo”, complementa Sartor. 
 Por Luiz Felipe Marschalk do Portal JMais











Fotos com drone André Rossano Cordeiro.
Rua Miguel Barabacha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário