domingo, 8 de abril de 2018

Hotel Gobbi

  Vocês sabiam que existiu um hotel próximo à estação?
Leiam o que escreveu sobre ele a médica e escritora Adair Dittrich:

O Hotel Gobbi

            "Quando os construtores da ferrovia que ligaria Curitiba à Porto União da Vitória iniciaram a colocação dos primeiros trilhos de ferro, montaram um verdadeiro acampamento móvel.
            Para isto precisavam de alguém que preparasse as mais variadas refeições para toda a equipe. Como já conheciam o tempero e a fibra de dona Thereza Gobbi, que tinha um pequeno restaurante perto da estação de trem da grande cidade, convidaram-na para chefiar a cozinha nesta grande epopeia.
            Então ela, seu marido Pedro e a filha Nena embarcaram nesta aventura.
            Quando o Cavalo de Ferro chegou ao local onde foi erguida a Estação Ferroviária de Canoinhas, hoje Marcílio Dias, a chefia da Rede Viação Paraná Santa Catarina pediu a Dona Thereza que assumisse o futuro restaurante.
            Primeiramente Pedro e Thereza Gobbi construíram um hotel, o Hotel Gobbi, situado na parte alta do barranco, atrás da estação e do que seria depois o restaurante. Não era muito grande, mas tinha quartos suficientes para hospedar os viajantes que ali necessitassem pernoitar. Anexo ao hotel, claro, um salão de refeições que servia aquelas iguarias deliciosas que saíam das hábeis mãos de Dona Thereza.
            E na hora em que o trem chegava, ela atendia num quiosque que havia entre a estação e o armazém. Lá começou a fazer o seu nome na região com o excelente pastel que cativaria as gerações futuras.
            Início árduo. Trabalho pesado e intenso. Tudo vinha, de trem, de Curitiba ou de mais longe ainda. De São Paulo também. A necessidade de um pão fresquinho, de um bolo ao gosto italiano, feito ali, com as próprias mãos, os obrigou a construir seu próprio forno levantado com pedras e barro.
            Vivenciaram muita coisa da Guerra do Contestado.
            Contava Dona Thereza como era triste ver as mulheres viajando nos trens, quase desnudas, roupas em frangalhos, vestes rotas. E então, com os lençóis do seu Hotel Gobbi, ajudada pela filha Nena, montou peças de vestuário que cobrissem os nus e as vergonhas femininas em uma época em que de mulher não se permitia ver nem o tornozelo."
Foto do acervo de Adair Dittrich

Nenhum comentário:

Postar um comentário