sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso


      No dia 02 de dezembro de 2015 as acadêmicas do curso de Pedagogia da Universidade do Contestado – campus Canoinhas defenderam o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).  Teve como objetivo pesquisar as principais mudanças ocorridas na relação família-escola ao longo da trajetória histórica da Escola Educação Básica Professor Manoel da Silva Quadros.
     A pesquisa procurou conhecer a relação entre Família-Escola. A educação é uma prática que envolve um histórico de conceitos e costumes tornando-se base da existência humana. A família é fundamental no processo de escolarização dos filhos. Por essa razão a educação gerada na família precisa ser acolhida pela escola, a partir da realidade em que o sujeito está inserido. Buscou-se embasamento literário em autores como Zaguri (2002), Demeterco (2009), Gallo (2008), Vygotski (1998), entre outros. Houve um resgate histórico para conceituar família a partir das mudanças ocorridas. Estudou-se a função social e a sua relação com a educação. Como objetivo procurou-se: a) relatar a participação das famílias durante evolução histórica da escola. b) Identificar as razões que contribuíram para o afastamento das famílias da escola. c) Nomear as ações relevantes da atuação do gestor escolar e do professor no afastamento ou estreitamento da relação escola-família. d) Identificar a principal motivação na interação família e escola: Interesse ou imposição. Buscou-se também aprofundar-se sobre a Educação Escolar e sua função social e a partir dessas informações torna possível entender a importância da relação existente entre essas instituições em especial a relação da EEB. Manoel da Silva Quadros de Canoinhas, Santa Catarina. A pesquisa caracteriza-se como exploratória (levantamento bibliográfico e pesquisa documental) e de campo, e será de natureza intencional por ser baseada no conhecimento sobre a população entrevistada e o propósito do estudo, cada entrevistado expressará sua visão sobre o assunto contribuindo para uma pesquisa qualitativa. Para melhor investigação da história e da participação dos pais na escola, foram coletados dados e informações, relatos orais documentais e questionários, fontes que muito contribuíram para o entendimento da história da escola pesquisada. Por fim, os resultados obtidos a partir dos relatos dos pais e/ou responsáveis e professores, mostrou que a participação acontece parcialmente, demonstrando que esta interfere de modo significativo na vida escolar de seus filhos/alunos. A pesquisa contou com a orientação do prof. Dr. Argos Gumbowsky.


Acadêmicas com professores da UnC.
Argos Gumbowsky, André Luiz Dombroski e Roque Hennemann.

Alice Thietdke e Elli Leonilda Beije Burzi.
Neste trabalho as acadêmicas pesquisaram neste blog registros e imagens
históricas.
 

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