segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Festa na Capela São Bernardo

     Aconteceu neste domingo, dia 10 de agosto, a festa na Igreja São Bernardo. Esta festa, acontece todos os anos, no mês de agosto. São várias as atrações: bingo (no sábado), boca do palhaço, o tradicional aviãozinho, concurso da rainha da festa, venda de doces e salgados, bebidas, almoço com churrasco assado por voluntários. Toda a organização da festa e atividades desenvolvidas, antes e no dia, é feita por pessoas da comunidade, voluntários que dedicam seu tempo e trabalho para a realização deste evento.
     Antigamente fazia-se a festa, duas vezes por ano, em janeiro e agosto. Sempre no domingo da semana de pagamento das empresas. Seguia-se este calendário porque a maioria dos pais de família e jovens de Marcílio trabalhavam na Firma Wiegando Olsen. A festa era aguardada com muita expectativa. Comprava-se roupa nova pra este dia. As mulheres mandavam fazer seus vestidos na costureira Úrsula Finta. Muitas faziam penteados, às vezes ainda no sábado e tomavam cuidado pra não desmanchar durante a noite. Todos iam à missa e  na saída a Banda Wiegando Olsen começava a tocar músicas animadas e eram soltados foguetes.
     Nas festas antigas, leiloavam-se porcos, galinhas e bolos. Sobre o coreto, um voluntário fazia o leilão. Nas festas de hoje, segue-se a  tradição de fazer a alvorada às seis horas com foguetes e badaladas do sino. As prendas são pedidas nas casas dos moradores e no comércio. Atualmente, contrata-se conjuntos musicais para animar a festa. A comunidade colabora, comparece à festa e todos se divertem.






São Bernardo.






Grupo Invernada.

Aviãozinho.



















Rainha da festa, Paola Durski e a princesa Tainá Larissa Sulim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário