sábado, 12 de abril de 2014

História do trem - Seu Canela, ex-ferroviário


       O Sr. Anselmo Ivarez, de 66 anos, mais conhecido como “Canela”, trabalhou por 33 anos na Rede Ferroviária. Ele mora em Taunay, e há 48 anos em frente à linha do Trem. Nascido em Timbó, arrumou seu primeiro emprego na Rede em Felipe Schmidt.
      Sr. Anselmo se aposentou na Rede Ferroviária como artífice de linha, fazia de tudo - limpeza da linha, troca de dormente entre outros.
Ele conta que a maria-fumaça acabou quando ele tinha 12 anos. “Eu trabalhava na lavoura. Uma vez plantamos milho e feijão com meu pai, mas perdemos tudo. Foi quando eu decidi que iria trabalhar em outro lugar. Comecei em 1971 trocando trilho e ganhando 114 cruzeiros por mês. Com esse dinheiro eu pagava o INSS, comprava a marmita para o mês e não sobrava mais nada”, desabafa.
Ele saiu da empresa que prestava serviço para a Rede em Felipe Schmidt, mas voltou depois de três anos e meio, em Taunay.
O trabalho era duro, e às vezes durante a noite também. “Trabalhávamos noite e dia para livrar a linha, era um sofrimento quando tinha algum acidente”, diz.
Em 1970 um trem virou entre Marcílio Dias e Três Barras. “Foi na expansão do trilho, o trem carregava trigo imunizado. Trabalhamos para livrar a linha, e depois tivemos que fazer uma lavagem estomacal para não passar mal”, relembra.
Ele andava todos os dias pelo trilho para ver se tinha alguma coisa estourada antes do trem passar. “Fazíamos a ronda para saber se estava tudo certo com o trilho”, diz.
Canela nos conta que comprou um vagonete da Rede Ferroviária por R$60,00 reais que foi descontado em serviço que ele havia prestado. Há alguns meses ele vendeu o vagonete por R$ 40,00 reais, para um conhecido.
Ele também ganhou uma Homenagem de Honra ao Mérito por não perder um dia de trabalho e por não ter gancho.
Ele e Dona Ilse moram em frente ao trilho do Trem na esperança de um dia ele novamente passe por ali. (Texto de Pollyana Martins)
Campo do Trigo, onde mora seu Anselmo.


Diploma de reconhecimento pelo seu trabalho na rede.

Em frente a sua casa, seu Anselmo faz a limpeza da linha.



Animais do seu Anselmo.




Plantação de seu Anselmo. Ele disse que não consegue ficar parado,
esta sempre trabalhando.

Seu Anselmo e dona Ilse. Eles tiveram dez filhos. Atualmente só um
mora com eles.

Castanheira, já na área do Colégio Agrícola, CEDUP
Vidal Ramos.

Ao fundo, Marcílio e Canoinhas.
CEDUP

CEDUP

Fotos: Fátima Santos.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário