quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Ponte em construção

     Imagens da ponte que liga o distrito de Marcílio Dias ao distrito de São Cristóvão em construção.



Fotos: Vilson Wiese. Ano 2010/11.

Há 4 anos

    Para recordar:

  Em 28 de fevereiro de  2020 as obras da restauração da estação ferroviária estavam acontecendo.

  Veja imagens deste dia:




Foto Fátima Santos


quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Praticando exercícios

Praticar exercícios é muito bom pra saúde. Por isso, um grupo de amigas aproveitam as manhãs pra se exercitar e manter a forma. Parabéns pela dedicação!
Lourdes, Maria, Regina e Pedra.







terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

VAMOS FALAR SOBRE PATRIMÔNIO?

   Patrimônio: é tudo aquilo que nos pertence, “nossas coisas”, tudo que pertence a um indivíduo, a uma instituição, a um lugar, uma região ou uma comunidade. De acordo com sua importância, em geral, deve ser preservado por representar uma riqueza cultural para a comunidade e para a humanidade.

 PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL
O termo patrimônio histórico cultural diz respeito a tudo aquilo que é produzido, material ou imaterialmente, pelo ser humano e que definimos como cultura de uma sociedade. A importância de se preservar o Patrimônio Histórico está associada à constituição de uma memória coletiva, considerando que é por meio da memória que nos orientamos para compreender o passado, o comportamento de um determinado grupo social, uma cidade ou mesmo uma nação. O estímulo da memória também contribui para a formação de identidade, retomada de raízes, e a compreensão a respeito da situação sociocultural de um povo.

PATRIMÔNIO TOMBADO 
 O tombamento é um conjunto de ações realizadas pelo poder público com o objetivo de PRESERVAR por meio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados. 

A PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO
 A proteção do patrimônio cultural não está entregue à livre disposição da vontade da administração pública. Pelo contrário. A ela toca o dever indeclinável de protegê-lo fazendo uso de todo o instrumental que o ordenamento jurídico lhe confere para tanto. 
 É uma obrigação imposta tanto ao Poder Público quanto à comunidade, por força do que dispõe a Constituição Federal em seus arts. 216, § 1º, 23, III e IV e 30, IX. Ademais, trata-se a preservação do patrimônio cultural brasileiro de um direito fundamental e difuso, não sendo juridicamente admissível QUALQUER lesão a tal bem.

 A Estação Ferroviária, em Canoinhas-SC, é um conjunto de edificações tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional através do Decreto de Tombamento: Lei nº 11.483/07 e Portaria IPHAN nº 407/2010, reconhecida como Complexo Turístico e Cultural de Marcílio Dias iniciou o processo de restauração no ano de 2019 sendo finalizado em 2021, quando foi inaugurada em 12 de setembro. Devido a importância histórico-cultural deste local é imprescindível sua preservação observando as normas atribuídas pelas leis de tombamento. 

Escrito por Carolina Carvalho




9 de setembro de 2021.


Marcílio Dias em Fotos

   Última terça-feira do mês. Que nosso dia tenha paz, amor e muita alegria!

Bom dia a todos que amam a vila de Marcílio Dias!

Uma poça d'agua e um final de tarde.

Final de tarde. Ao fundo, a estação.
Casa do sr. Max e Ina Voigt.



Rua Vendelin Metzger.

Rua Luiz Carlos Gonçalves.

Rua Vendelin Metzger.


quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

As flores da Escola Manoel

    Parabéns para as funcionárias de EEB Prof. Manoel da Silva Quadros pela dedicação com o jardim e as flores que deixam nossa escola ainda mais bonita! Viva a Cleide e a Mariza!
Cleide Mary Matos Borges e Marisa Correa.






Lembrança escolar

      Escola Professor Manoel da Silva Quadros em 1974.

Professora Iracema Muehlbauer e alunos. 

Professora Rosemary Bayestorff e alunos. 

Centenário da família Baukat no Brasil

    "O dia , 21 de fevereiro, marca a história de nossa Família e sua presença aqui no Brasil… o dia de hoje remete a um período marcante da nossa história e gosto de ligar fatos aos acontecimentos que permeiam o nosso passado… imaginem pois que na década de 20 (1920), ou seja, a 100 anos atrás, período duro do pós guerra na Alemanha, uma enorme crise que se instaurava - uma das maiores hiperinflações da história (curioso que nesta época foram cunhadas moedas de cerâmica porque o metal que se tinha disponível havia virado armanento bélico para ser usado na primeira guerra)… a década em que Einstein recebeu prêmios pelas suas teorias e estudos (avanços significativos para a física) e que tinha que defender a sua teoria da relatividade - fico imaginando o que meus bisavós falariam sobre esse alemão doido!!! Década em que máquinas voadoras como o zepelim cruzavam os céus entre a Europa e as Américas… neste mesmo tempo, nesta época, um ilustre casal juntamente com seus 2 filhos juntaram a fé, a esperança por dias melhores, os seus sonhos e embarcaram num navio rumo a “terra prometida” onde ansiavam por melhorar a vida… esperança de que tudo seria melhor… No dia 21 de fevereiro de 1924 desembarcaram aqui no Brasil dando início a nossa história como família nessa pátria Amada, Brasil. Wilhelm é Else, nossos ancestrais, escreveram a sua história, marcados sempre por muito perseverança e fé, como a Oma Else destacou muitas vezes nos seus relatos que acabaram se tornando um belo livro de memórias… Somos muitos herdeiros dessa história… e com orgulho carregamos essas marcas do tempo… Hoje comemoramos 100 anos da presença da Família Baukat no Brasil… no ano que em vamos comemorar 200 anos de imigração alemã no Brasil!! Parabéns a toda a “Baukarada” e que possamos continuar a nossa história e nosso legado!!! Parabéns ao tio Evaldo Baukart pelo texto…" 
Facebook de Erico Helmut Baukat

Vejam a publicação da família Baukat 

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Marcílio Dias visto de cima

      Imagens registradas por Robson Katkoski em 3 de fevereiro de 2024.


Robson e Fátima Santos