O Centro de Educação Profissional “Vidal Ramos”, fundado em 1939, situa-se em Canoinhas - SC, Distrito de Marcílio Dias, no Planalto Norte de Santa Catarina.
O nome Vidal Ramos é uma homenagem de Nereu Ramos a seu pai, o Sr. Vidal José de Oliveira Ramos.
Iniciou as atividades em 1941, como Instituto Agronômico. Logo após, passou a ser Escola Prática de Agricultura, Campo Experimental de Trigo e formava em Práticas Rurais.
Em 1954, amparado pelo governo e Ministério da Agricultura através da Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário, iniciou o funcionamento do Curso de Tratorista Agrícola, que foi ministrado até 1964.
A partir de 1959, passou para Ginásio Agrícola, ministrando curso regular de 4 anos, equivalente ao 1º Grau.
Em 1965, foi incorporado à Fundação Educacional de Santa Catarina (FESC), tendo recebido o nome de Ginásio Agrícola “Vidal Ramos”.
Em 1974, foi autorizado o funcionamento do 2º Grau, com a habilitação de Técnico em Agropecuária e, em 1976, foi transformado em Colégio Agrícola.
Em 1983, foi constituída a Cooperativa dos Alunos (COOPESA), que funciona em nível administrativo, onde é canalizada a comercialização agro-pastoril. Esta Cooperativa é regida por Estatuto próprio, sendo sua diretoria formada essencialmente por alunos, porém não tem nenhuma ligação ou interferência nas atividades educacionais e pedagógicas da Unidade Escolar.
Em 1989, foi extinta a FESC, sendo o Colégio Agrícola incorporado à Secretaria de Educação do Estado, Cultura e Desporto.
Em 1992, passou a ser gerenciado através da diretoria do Ensino Profissionalizante Cooperativado.
Em 1998, foi autorizado o funcionamento do Curso Técnico Florestal e construída a Gruta, que foi inaugurada no dia 04 de outubro, tendo como padroeiro (eleito pelos alunos) São Francisco de Assis.
Por oferecer Cursos Profissionalizantes, a partir de 05/04/2000, através da Portaria E/017/SED, de 28/03/2000, passou a denominar-se CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (CEDUP) “VIDAL RAMOS”.
Em homenagem ao senhor Vidal José de Oliveira Ramos, no dia 24 de outubro comemora-se o Dia do Colégio e 05 de novembro, Dia do Técnico.
A partir de 2004, deixou de oferecer matrícula para o curso Técnico em Agropecuária com Habilitação em Florestas, mantendo apenas o curso Técnico em Agropecuária.
Em agosto de 2009, passou a ofertar os cursos Subsequentes Técnico em Agropecuária e Técnico em Zootecnia, no período noturno.
Por situar-se em uma região essencialmente agrícola, formada por pequenas e médias propriedades rurais, há necessidade de buscar opções econômicas viáveis para a sustentabilidade dos pequenos e médios empresários rurais, proporcionando aos mesmos uma alternativa de renda, considerando-se a mão-de-obra familiar existente.
Para promover a interação entre o CEDUP e a comunidade, disponibiliza-se o internato e semi-internato aos estudantes de nível médio, com aulas nos turnos matutino e vespertino, possibilitando aos interessados oriundos de diferentes municípios e Estados, especialmente aqueles procedentes do meio rural, concluírem o Ensino Médio e possuírem uma habilitação profissional.
O CEDUP está situado em uma região em que a economia gira em torno da produção agrossilvipastoril, formada por pequenas e médias propriedades rurais, sendo que o maior índice de clientela é proveniente da zona rural, onde há predominância das culturas polonesa, italiana, ucraniana e alemã.
Os alunos são oriundos do Planalto Norte, Médio Vale, Sul do Paraná e, eventualmente, de outros Estados da Federação, proporcionando o multiculturalismo, facilitando a formação cidadã e oportunizando a inclusão social e, pela característica da Unidade de Ensino, a inserção no mercado de trabalho.
MISSÃO DO CEDUP
Educar qualificando tecnicamente para o mundo do trabalho, visando à formação do cidadão com conhecimento generalista, empreendedor, participativo, ético, transformador e humanitário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário