No dia 02 de dezembro de 2015 as acadêmicas
do curso de Pedagogia da Universidade do Contestado – campus Canoinhas
defenderam o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Teve como objetivo pesquisar as principais
mudanças ocorridas na relação família-escola ao longo da trajetória histórica
da Escola Educação Básica Professor Manoel da Silva Quadros.
A pesquisa procurou conhecer a relação entre
Família-Escola. A educação é uma prática que envolve um histórico de conceitos
e costumes tornando-se base da existência humana. A família é fundamental no
processo de escolarização dos filhos. Por essa razão a educação gerada na
família precisa ser acolhida pela escola, a partir da realidade em que o
sujeito está inserido. Buscou-se embasamento literário em autores como Zaguri
(2002), Demeterco (2009), Gallo (2008), Vygotski (1998), entre outros. Houve um resgate histórico para conceituar família a partir
das mudanças ocorridas. Estudou-se a função social e a sua relação com a
educação. Como objetivo procurou-se: a) relatar a participação das famílias
durante evolução histórica da escola. b) Identificar as razões que contribuíram
para o afastamento das famílias da escola. c) Nomear as ações relevantes da
atuação do gestor escolar e do professor no afastamento ou estreitamento da
relação escola-família. d) Identificar a principal motivação na interação
família e escola: Interesse ou imposição. Buscou-se também aprofundar-se sobre
a Educação Escolar e sua função social e a partir dessas informações torna
possível entender a importância da relação existente entre essas instituições
em especial a relação da EEB. Manoel da Silva Quadros de Canoinhas, Santa
Catarina. A pesquisa caracteriza-se como exploratória (levantamento
bibliográfico e pesquisa documental) e de campo, e será de natureza intencional
por ser baseada no conhecimento sobre a
população entrevistada e o propósito do estudo, cada entrevistado expressará
sua visão sobre o assunto contribuindo para uma pesquisa qualitativa. Para
melhor investigação da história e da participação dos pais na escola, foram
coletados dados e informações, relatos orais documentais e questionários,
fontes que muito contribuíram para o entendimento da história da escola
pesquisada. Por fim, os resultados obtidos a partir dos relatos dos pais e/ou
responsáveis e professores, mostrou que a participação acontece parcialmente,
demonstrando que esta interfere de modo significativo na vida escolar de seus
filhos/alunos. A pesquisa contou com a orientação do prof. Dr. Argos Gumbowsky.
Acadêmicas com professores da UnC. Argos Gumbowsky, André Luiz Dombroski e Roque Hennemann. |
Alice Thietdke e Elli Leonilda Beije Burzi. Neste trabalho as acadêmicas pesquisaram neste blog registros e imagens históricas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário